Bairrismo... por Rafael Costa

Já o meu pai cantava:
“Eu não sei, o que tenho em Bairros…
Que de Bairros, me estou lembrando…
Ao passar o Rio Paiva, as ondas…
Me vão levando”
Para quem não me conhece, começo por me apresentar: Sou filho do Carvalho e da Bel da ViaPaivense; Irmão do Sérgio, maestro da Banda; neto da Mariana “Carriça”; Neto do Constantino Carvalho da Feitoria; Sobrinho do Dr. Adriano da Chã; Sobrinho do Pinto da lapardana; Sobrinho-Neto do Costinha das Fontelas; e agora, Marido da Belinha, genro da Prof. Adriana e do Sr. Silva de Carreiros. Para os Bairristas estas referências chegam. Hoje falamos de Bairros e esta é uma carta de AMOR.
Nasci, cresci, vivi e fui feliz em Bairros. Sou feliz em Bairros.
Recordo quase 30 anos de Bairrismo com ORGULHO. O primeiro torneio de futsal pelo Bairros como Guarda-Redes suplente do Bruno Fidalgo, o campeonato de futebol, ganho em Pedorido, como suplente do Mauro, do Seninha e de quem tivesse de sair… Recordo os torneios de sueca na Sede, a “Grande Noite Bairrista”, o grande prémio de Atletismo, as vitórias no Ciclismo e o domínio nas entregas de prémios dos Jogos Desportivos. Aos 16 anos cheguei à direcção da ADCB com o Zeca “da Sara” como Presidente e aos 18 fui eleito o Presidente mais novo da associação acompanhado pelo Fábio Vieira, o Vitó, o Sérgito, o Daniel Cardoso, etc. Percorri a freguesia, primeiro com o Vieira e depois com o Costa nas campanhas eleitorais.
Recordo quase 30 anos de Bairrismo com Saudade. Os treinos na Terraplanagem e em São Lourenço, o ténis na Soalheira, o Basket na Ladroeira. As voltas de bicicleta, desde os fornos do Prof. Adário até à quinta da Fisga; As aulas de música com o Ti’ Maneca, os acampamentos em Várzea e os mergulhos no Poço Negro, as cerejas nos campos do Seringa e as cabidelas na Sede. Recordo as grandes peças de teatro… Recordo o primeiro dia em que vesti a farda da Banda, o nervoso miudinho ao tocar, pela primeira vez o “Guilherme Tell” na festa de Maio com o Neca Carvalho. A primeira festa em que o meu irmão dirigiu a banda em Santo Adrião. O primeiro namoro na Sardeirinha, e outras “primeiras-vezes” que não são para aqui chamadas.
Recordo quase 30 anos de Bairrismo com Esperança e renovada DEDICAÇÃO. Quem faz Bairros são as pessoas, aquelas que não deixam morrer o sonho de um lugar melhor para se viver. Aí reside a minha esperança. Regresso a Bairros de onde a minha alma nunca saiu, Regresso à Banda, ao Bairros e onde for preciso a minha dedicação.
 Eu sei o que tenho em Bairros: A minha vida.
Abraço
Rafael Costa Carvalho

7 comentários:

  1. Mais nada...
    Abraço
    Daniel

    ResponderEliminar
  2. Muito bom este texto.

    ResponderEliminar
  3. Excelente :)
    Parabéns!

    Vera Silva , Bairros .

    ResponderEliminar
  4. e pena ser portista
    benfica campeao ole ole oleeeeeeeeeeeeeeo
    david costinha

    ResponderEliminar
  5. Revejo-me em cada passagem e orgulho-me de ter feito parte dessa juventude tão bem vivida!
    Ao grande Costa, meu eterno amigo e parceiro da sueca, um grande abraço. Que continues a espalhar magia por essas mesas e campos fora.
    Ao Bairrista Rafael Carvalho uma vénia de reconhecimento pelo que já fizeste por Bairros.

    Grande abraço,

    "Sérgito" Gonçalves

    ResponderEliminar
  6. Grande Rafael...és um daqueles bairristas de corpo e alma com obra feita.
    Ser bairrista por ter nascido ou viver em bairros é facil...basta ter a sorte de lá nascer ou necessidade de lá morar... agora ser bairrista por gostar da sua terra das suas gentes... ser bairrista por ter orgulho nas suas origens,na sua história, nos seus "irmãos",nos seus costumes é um patamar dificil de se alcançar.
    Tu és um dos que conseguiram lá chegar.
    Só essas pessoas são capazes de exprimir os seus sentimento pela sua terra de forma tão profunda.
    Um grande abraço de admiração e reconhecimento do amigo Nel Marçal

    ResponderEliminar
  7. Caro Amigo
    os meus sinceros parabéns por todo este bairrismo demonstrado neste texto, e aproveito a oportunidade para te agradecer toda a confiança que em mim depostas-te. Obrigado
    AC

    ResponderEliminar

Blog Archive