Entrevista a Ricardo Caetano.

BG: Descreve-te como jogador e como pessoa, quais são as tuas principais características, qualidades e em que aspectos sentes que ainda necessitas evoluir mais?

RC: Enquanto pessoa gosto de viver cada dia como se fosse o ultimo “Carpe Diem”, sou muito ligado à minha família e ao meu espírito aventureiro, dou muito valor aos amigos e às pessoas que se disponibilizam para me acompanhar tanto nos bons como nos maus momentos. Tento sempre não me esquecer de ninguém (risos). Estou sempre disponível para ajudar, mesmo que isso me possa prejudicar. No que respeita às corridas de moto4 sou uma pessoa “motomaníaca” (risos), delas retiro um dos maiores prazeres da minha vida. Sou uma pessoa sociável, honesta, amigo do meu amigo, divertida, prestável, dinâmica, entre outras coisas. Como jogador sou empenhado, tento não faltar a treinos ou a qualquer compromisso da equipa, embora muitas das vezes seja difícil de conjugar o trabalho com o futsal obrigando-me assim a falhar, gosto de me equipar a rigor (risos). É complicado falar nas qualidades e características mas a ideia que tenho e que vivo, é enquanto guarda-redes ser comunicativo com o resto da equipa, tento dar sempre a máxima força e apoio aos meus colegas, dou tudo de mim dentro das quatro linhas. Quanto às evoluções penso que somente o treinador poderá dizer os aspectos que deveria ou teria de melhorar. Trabalho desde a pré-época para jogar, tive o azar de ter uma lesão no final da pré-época que me obrigou a parar durante quase dois meses o que me condicionou bastante. O feedback que recebo dos responsáveis após cada treino é que devo manter o desempenho que tenho demonstrado até à data.

BG: Como é que Surgiu o futsal na tua vida?

RC: Inicialmente era apenas um encontro de amigos às 2ªs feiras tínhamos uma hora no pavilhão… depois um grupo de Bairros (Cláudio, Bruno Fidalgo, o Zé Santos eu também e mais alguns que agora me estão a passar), decidiram tentar federar uma equipa e assim o fizemos, e no ano seguinte lá estávamos nós no Campeonato de Aveiro.

BL: Quais são os dois ou três episódios mais importantes da tua vida como jogador?

RC: Os episódios mais marcantes…. Ser campeão em Júnior pelo S. Martinho e sem duvida o primeiro ano de futsal onde o grupo era quase todo da terra.

BL: Qual foi a melhor época para ti no futsal?

RC: Foi há dois anos, foi a época em que mais joguei e gostava da equipa, penso que com o grupo/jogadores que tínhamos fizemos um grande campeonato.

BL: Na tua já longa carreira trabalhaste com diversos treinadores, qual foi o que mais te marcou pela positiva? E o dirigente? E o jogador?

RC: Bem o treinador que mais me marcou pela positiva foi o Vítor Vasconcelos, preocupava-se com cada um dos seus jogadores, penso que lidava com todos por igual e preocupava-se em ser justo, nem sempre joguei com ele mas senti que trabalhava muito com o factor psicológico e isso é uma virtude num treinador.

Quanto ao dirigente, foram alguns, no início o Bruno Fidalgo e o Zé Santos faziam tudo pelo clube, por exemplos as viagens até Aveiro ou até Braga, os apoios que pediam enfim eram incansáveis. Mas destaco o Cláudio, pois a equipa nos anos dele enquanto presidente está mais profissional, com objectivos, logo acarreta mais responsabilidade e muito mais despesas. Tem defeitos e virtudes como toda a gente mas é um Homem incansável e disponível, sempre pronto a resolver os problemas que vão surgindo… Há já alguns anos.

O Jogador que mais me marcou foi o Mauro, quando joguei com ele nos Juniores de S. Martinho marcou mais de 50 golos num campeonato.

BL: Qual a tua opinião em relação ao plantel?

RC: Sem dúvida o melhor plantel de sempre da A.D.C.Bairros, embora muitas vezes pense que este poderia ainda ser mais unido. Penso que temos pessoas capazes de mais e melhor para alcançar o objectivo já assumido.

BL: Para ti quem achas que é o melhor Jogador da ADC.BAIRROS?

RC: Não é fácil temos grandes jogadores neste momento, gosto do Capitão, do Hugo embora, também admire imenso o Adriano pela idade, pela vontade bem como pela entrega que dá em cada partida de futsal, mas o meu voto vai para o Márcio (quando quer (risos)), ele é sem duvida o nosso melhor jogador.

BG: Sendo tu guarda-redes tens alguém que tentes imitar, quais os teus ídolos?

RC: Sendo eu portista e como adepto que admire os guarda-redes, sou fã do Vítor Baia, mas a minha fonte de inspiração como guarda-redes é sem duvida o Buffon e esse sim é o meu ídolo, mas no futsal não podemos imitar os guarda-redes do futebol de 11, tento ver muitos vídeos do Benedito para tentar aprender e de uma certa forma o tentar imitar, mas estou a anos luz da sua qualidade e é praticamente impossível sequer imaginar tal coisa. Cada um é como é e devemos fazer aquilo que sabemos e tentar progredir.

BL: Gostas mais de Jogar futsal ou da Moto 4?

RC: Não sei (risos) gostar neste momento sem dúvida de moto4, talvez porque não esteja a ser opção no futsal. Moto4 é uma competição que só depende de mim e estou presente quando quero enquanto o futsal depende de um grupo de pessoas, mas penso que a minha opinião seria diferente se estivesse a jogar porque sempre adorei futebol ou futsal neste caso.

BL: No ano passado foi um ano marcante para ti, foste representar Portugal. O que sentiste?

RC: Como todos aqueles que representam o país dizem, é algo de extraordinário, algo que não se consegue descrever, sem duvida que foi das coisas mais importantes na minha vida, mas o desporto motorizado não tem o impacto que o futebol tem e muito poucas pessoas dão o devido valor.

BL: Pensas um dia vir a ser Treinador?

RC: Não… gostar até gostava mas sei que não iria ser grande treinador iria bloquear e não iria saber lidar com certas situações. Considero a vida de um treinador ingrata e dou muito valor a quem consegue ser um grande treinador.

Bl: Queres deixar uma mensagem publicamente os adeptos da ADC.BAIRROS?

RC: Porque não… (risos) quero deixar um forte abraço e que continuem a ser assíduos, e acima de tudo que apoiem a equipa, pois é neles que também encontramos motivação para continuar e dar o nosso melhor!

Algumas curiosidades:

Prato Favorito: Picanha

Cor Preferida: cor-de-laranja

Clube de Coração: F.C.Porto / A.D.C. Bairros

Ídolo Desportivo: Carlos Pereira “DRED”

Animal de Estimação: Iguana

Passatempo Favorito: Andar de Moto4

Número de Preferência: 1 – nas motos sou o 12 porque foi a minha Mãe que escolheu

Uma virtude: Ser dinâmico

Um defeito: Orgulhoso… sem duvida

5 comentários:

  1. és grande Caetano.
    força

    ResponderEliminar
  2. és muito bom nas moto 4 mesmo parabéns e continua sempre assim.

    ResponderEliminar
  3. ÈS um grande guarda-redes mas tens que ver que o Adriano esta em grande forma mesmo, continua sempre a trabalhar e vai ver que vai fazer uns jogos.

    ResponderEliminar
  4. gostei de ler a tua entrevista caetano, tens de esperar por uma oportunidade para mostrar o teu valor.
    parabens abraço

    ResponderEliminar
  5. Sim o Adriano está bem porque tambem está a defender não podemos dizer que é melhor ou pior do que o Daniel e do que o Caetano, eles ainda não jogaram. Por isso não podemos falar.

    ResponderEliminar

Blog Archive