Desde tempos remotos em Bairros, se escreve, se faz HISTORIA. Através das tradições, da cultura, da agricultura, das romarias, do desporto e da maneira simpática, afável cordial e ordeira, com que, no dia-a-dia os Bairristas labutam para uma História e vida melhor.
Em Bairros, quando se pensa numa realização, seja ela de que âmbito for, a mesma acontece e com um êxito invulgar, sem paralelo noutras freguesias vizinhas, o que faz de Bairros a capital do dinamismo, do sucesso, da iniciativa, do pioneirismo.
Recordo que tamanha capacidade de concretização dos objectivos, tornava Bairros um alvo a abater. E se alguns (muitos) coerentes aplaudiam e referiam a nossa freguesia como exemplo, outros enraizados por um fanatismo exagerado, viam em toda e qualquer iniciativa, um motivo de rivalidade completamente desajustada e sem qualquer razão coerente, a não ser a dor de cotovelo e a certeza que melhor não faziam.
Mas Bairros sempre foi diferente. Bairros para as suas gentes era, é sagrado, há uma cultura de amor Bairrista que se transmite de geração em geração e torna possível realizar todo e qualquer sonho.
Em Bairros sempre se fez história. No passado desde o século X, com origem num povoado em Várzea, das casas senhoriais de Paradela, Outeiro e Fisga. Mais recente história, é falar de: - Banda Marcial de Bairros; produção do melhor verde tinto do mundo; Grupo Cénico; Grupos Corais; Rancho Folclórico; Associação Desportiva e Cultural; Festividades de S. Lourenço e Sr Aflitos e dos seus famosos cortejos e ainda mais brilhantes noitadas; matança do boi; melhor feira de gado do Concelho e das melhores do Norte; cestaria; histórica Noite Bairrista; Atletismo; Ciclismo; Concursos de Pesca; Torneios de Sueca; Indústria de madeiras; famosas Lapardanas; loucas descidas do Rio Paiva; O 1º recinto para futebol salão e os primeiros torneios em S. Lourenço; Prova de Vinhos e Petiscos; Grupo de Concertinas, cavaquinhos e guitarras; Cantar das Janeiras; Nel Marçal e a (galinha roubada); Populares Bairristas; Pé de Dança; gastronomia rica e diversa onde destaco a cabrito, a sopa seca, o cozido à Portuguesa e a broa caseira; desfolhadas; Jogos Desportivos e a entrega medalhas e taças, do tanto que faltará referir, destaco os feitos desportivos a nível Nacional de Carlos Silva, Ricardo Caetano e Tino Duarte.
Tudo isto é história de um povo. Um povo que sempre soube vencer as adversidades, com dignidade, com sabedoria, com Bairrismo. Que não esquece as horas más, mas também sabe celebrar com alegria os feitos das suas gentes.
Neste texto, e continuando a falar de “fazer história”, permitam-me que faça uma especial referência à ADCB, que com poucos anos de actividade, já fez história, já deixou no nosso livro de memórias e boas recordações, uma esplendorosa página que a todos honra e orgulha. Foi a subida á 1ª divisão distrital, a qualificação para a final da Taça de Aveiro (a realizar ainda) e o excelente campeonato que está a decorrer e que nos deixa a todos perspectivas animadoras quanto ao futuro, que começo a sonhar e que passa pela subida ao Nacional. Em Bairros tudo acontece nada é impossível. Basta acreditar. Basta sonhar…
Este conjunto de homens: Dirigentes, atletas, equipa técnica, adeptos, merecem de todos nós uma palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido, fruto sem dúvida de muito DINAMISMO, ENTUSIASMO, RAÇA e SUOR, honrando a nossa Freguesia e fazendo justiça ao Hino da ADCB: TANTA FORÇA; TANTA ENERGIA; TU ÉS A NOSSA ALEGRIA, TENS A FAMA DO PASSADO; NO PRESENTE ESCREVES HISTÓRIA…
Um Grande abraço de amizade e de saudade e parafraseando Raul Solnado: FAÇAM O FAVOR DE SEREM FELIZES.
Manuel Vieira
Amigo, estamos distantes e ao mesmo tempo tão perto… Mas a amizade que nos une pode vencer todas as distâncias. Ela sim é mais forte que o tempo como as recordações que mensionantes no teu bonito texto. Bairros ainda está no teu coração mas, não te esqueças que és a pessoa que mais falta faz nesta Freguesia.
ResponderEliminarUm Abraço, 1718
Excelente texto amigo Vieira. è sempre um prazer "ouvir" as suas palavras... Espero que comece a postar aqui com mais regularidade.
ResponderEliminarUm abraço. Daniel
Grande Vieira.
ResponderEliminarVieira, verdadeiro Bairrista de alma e coração!! Consegue traduzir de forma tão bonita o sentimento de todos os Bairristas, de todo o amor e o orgulho que sentimos pela nossa terra, porque embora longe, Bairros está sempre nos nossos corações..
ResponderEliminarAdelaide
És o maior! Não sei do que estás à espera para pegar nas troxas e na familia e vires para Bairros. Fazes muita falta a Bairros!
ResponderEliminarVieira, fazes muita falta a Bairros, volta para a tua terra natal. Todos têm saudades tuas e do teu dinamismo. Viva Bairros! Viva o Vieira!
ResponderEliminarbonito texto,
ResponderEliminargrande Vieira...sempre com boas palavras para extrair os pensamentos.
sera sempre um bairrista de alma e coraçao,so e pena estar tao longe.
beijos, joana
Só agora tive oportunidade de visitar o blogue e ler e reler este fantastico texto do grande BAIRRISTA vieira. cada palavra que usas, amigo vieira, é nossa história, mas deixa-me dizer-te que tu VIEIRA FAZES PARTE DA HISTÒRIA DE BAIRROS, pel tua obra, pelo teu dinmismo, pela tua corgem ao enfrentar tosos os problemas. Bairristas como, tu Há poucos. Espero K voltes porque Bairros cada vez mais precisa de ti abraço
ResponderEliminarM Silva
Estive desde sempre o VIEIRA, que hoje me fez recordar em poucas linhas a nossa histórias as nossas tradições. ninguém como tu, para transmitir sentimento através da verdade das palavras. Tu és e serás sempre um dos nossos e acho que está n altura de Bairros te mostrar o quanto de admira e estima numa justa homenagem.
ResponderEliminarPorque tu és muito da nossa história bem como a nossa ADCB que referiste de forma soberba.
Amigo
M Freitas
Chegado agora de terras distantes li e reli, com gosto a msg do grande Bairrista, bem como os comentários. Uma vez mais mostras a tua "doença" por Bairros. Também eu sofro do mesmo, mas é bom sofrer assim...Parabens e já agora não fivava bem um comentário da direcção?
ResponderEliminarjO SE ANTONIO
amigo vieira (de Bairros) parabens pelo texto simplesmente fabuloso e espero que continues a escrever.
ResponderEliminarMts felicidades para ti, para o nosso Bairros e penso como tu; Força para o NACIONAL
e emocionante ler este texto, não consegui conter as lágrimas, vieira foste o maior desta freguesía, partis-te e toda a freguesia estremeceu, agora esta na hora de voltares para dar de novo o dinamismo, entusiasmo e alegrias a esta gente. volta vieira
ResponderEliminardesde adolecente, que estive sempre com o vieira, nas festas, convivios e no desporto. dinamizou, fez grande esta freguesia, juntamente com várias pessoas,mas era dele que partia quase sempre as iniciativas. hoje mais doque nunca a freguesia precisa deste homem. um abraço e espero pelo teu regresso.
ResponderEliminarnão sou desta freguesia, mas conheço muito bem o Manuel vieira, ele não faz só falta á freguesia de Bairros, faz falta a todo o municipio de Castelo de Paiva. muitas felicidades e saúde.
ResponderEliminarconcordo plenamente contigo amigo, o vieira é um homem que faz muita falta a este concelho. é um homem do povo que ttrata-va as pessoas com muito carinho e tinha um sentimento de solariedade enorme, sempre disposto a ajudar com um sorriso no rosto. se fosse da freguesia de Bairros apelava a toda a gente para que ele volta-se. há grande Vieira
ResponderEliminargrandes palavras, o meu coração encheu-se de alegria e esperança. cande parte das coisas boas que aconteceram nesta freguesia é obra dele. eis aqui o homem que realmente esta freguesia precisa. força Veira e muita coragem
ResponderEliminaros anos passaram, mas para tras ficáram muios momentos de alegria e convivio que esta freguesia nos deu, atravez de pessoas que trabalharam para tal. mas o nosso Vieira, foi de facto o grande impulsionador da dinámica que a nossa freguesia teve no passado. é bom recordar o passado, mas amigo vieira tens de regressar para trazer "sangue novo" a esta freguesia que anseia pelo teu regresso. um abraço. josé bessa
ResponderEliminar