ENTREVISTA A JOSÉ ANTÓNIO PICÃO .


BL - Picão, quais os factores que o levaram a aceitar o desafio de treinar a ADC Bairros por mais uma época?

JAP: Os factores foram os mesmos da época passada. Nesta época tenho um bom grupo de trabalho. Já tinha trabalhado na época anterior. E a razão é mesmo ter um bom grupo de trabalho, uma boa direcção e por isso aceitei ficar mais uma época.

BL - No decorrer da época passada correram rumores de que o Picão tinha sido convidado para treinar o SC Paivense. Tiveram fundamento esses rumores? Se sim porque recusou assumir o comando da sua equipa do coração, onde jogou durante muitos anos?

JAP: Eu não assumi porque já estava a treinar o Bairros e estava a treinar uma equipa de futsal e não podia deixar um projecto que iniciei. Uma equipa que preparei para uma época e não podia deixar o trabalho a meio. É verdade que eu recebi o convite mas não faz parte da minha vida deixar uma equipa a meio da época para ir treinar outra.

BL - Quem vê a equipa da ADC Bairros jogar fica com a sensação de que o adjunto (Sr. João) tem uma enorme preponderância no desempenho da equipa, mais concretamente no dos guarda-redes. Tem a mesma opinião?

JAP: É evidente que sim. Se não fosse o Sr. João se calhar eu não estava a treinar o Bairros. Acho que uma equipa técnica para funcionar bem tem que ter duas pessoas que se conheçam e se entendam muito bem e que não haja jogos de bastidores. Aquilo que a gente faz, faz em conjunto. As decisões são tomadas e ponderam-se bem. As coisas no Bairros não acontecem por acaso. A gente fala muito e depois há a situação do jogo em que ele está de um lado do campo e eu estou do outro e eu é que tenho de tomar as decisões mas antes dos jogos e durante a semana tudo o que é feito é em conjunto. E só assim é que as coisas funcionam bem.

Tenho um adjunto que é uma pessoa espectacular na medida em que falamos muito e ele é o meu conselheiro. Ele como pessoa mais velha e que está no futebol há muitos anos dá-me os conselhos e eu ouço sempre a opinião dele e só assim tudo funciona bem.

BL - Está satisfeito com o desempenho da equipa desde o início da época?

JAP: Estou satisfeito. Se calhar há jogos que não estivemos bem mas isso faz parte da época mas no geral a equipa tem estado bem, tem mostrado organização e por isso é que estamos numa boa posição. É evidente que podíamos estar melhor porque há jogos que não estivemos tão bem. Mas foi como já disse…faz parte da época.

BL - Na sua opinião, qual o melhor e o pior jogo realizado pela ADC Bairros na presente época desportiva?

JAP: Há dois jogos onde estivemos muito bem tanto fisicamente como tacticamente. Foi em casa com a Académica de Cambra em que ganhamos 3-0 e o jogo onde fomos ganhar fora contra o Esgueira onde a equipa cumpriu em pleno o que devia fazer e quando os jogadores querem e entendem aquilo que nós queremos os jogos correm sempre melhor.

Há jogos em que estivemos menos bem. Não digo só em jogos que perdemos mas também jogos em que ganhamos. Se a equipa estiver concentrada naquilo que tem que fazer a equipa joga bem. Quando está menos concentrada e sofre muitos golos a equipa perde mas também já ganhou. Mas no geral acho que temos estado bem.

BL - Está satisfeito com o plantel que tem à sua disposição? Pondera a hipótese de ir ao mercado de Inverno para colmatar algumas lacunas que possam existir no plantel?

JAP: Não. Os jogadores que eu tenho chegam perfeitamente. Nós sabemos que treinar o Bairros não é fácil e temos as nossas limitações e sabemos quais são. Se tivermos todos os jogadores do plantel disponíveis chega perfeitamente. Mas agora é preciso que estejam todos. E nós temos tido dificuldades nesta época em que não há jogos e que não temos tido tantos jogadores para treinar mas temos treinado. E isso depois vai-se reflectir.

Mas temos jogadores suficientes.

BL - Quais os objectivos desportivos para a época 2009/2010?

JAP: Os objectivos são os mesmos se sempre. Jogo a jogo, fazer o nosso melhor e tentar ganhar. Mas acima de tudo dignificar o clube, o concelho e a freguesia que o clube representa que é Bairros. É essencialmente isso. Tentar fazer sempre o melhor sabendo que isso nem sempre é possível. Mas o que queremos é sempre ganhar. Esse é o nosso objectivo. Se isso não for possível esperamos dignificar quem representamos.

BL - Os adeptos sonham com a subida de divisão e até com o título de campeão distrital? Acha que é possível?

JAP: Tudo é possível. Todas as equipas desta divisão sonham com a subida e com a conquista do campeonato. Sabemos que vamos ter muita dificuldade porque há 7 ou 8 equipas que aspiram esses mesmos objectivos. Sabemos que pertencemos a esse lote e espero que no fim os objectivos sejam alcançados. Mas vamos tentar fazer o nosso melhor para cumprir os nossos objectivos.

BL - Qual o balanço que faz do ano 2009 e qual os seus desejos para o ano 2010?

JAP: O nosso balanço que faço de 2009 é positivo. Até agora tem corrido tudo bem. Há coisas menos boas que se têm passado mas num aspecto geral o nosso foi positivo e que não podemos pedir muito mais. Se o campeonato acabasse agora nós subíamos de divisão, portanto espero que em 2010 continuemos assim que é bom sinal.

Espero que as pessoas de Bairros compreendam que por vezes não é fácil trabalhar. Por vezes ouvimos comentários mas essas pessoas têm que saber que só quem está por dentro é que sabe o que se passa e temos que tomar decisões. Eu ouço e vejo comentários no blog daquele ou de outro jogo e por vezes comentários que não têm razão de ser. Há comentários sobre jogadores que não são convocados mas também não sabem o que se passou durante a semana e por isso é melhor aceitarem. Há jogadores que às vezes não jogam num fim de semana e por alguma razão aconteceu e não temos de dar satisfações a A, B ou C.

Os jogadores sabem o que têm a fazer. Sabem que se não treinarem não podem jogar e nós temos que saber gerir o plantel que temos.


BL - Que mensagem gostaria de deixar aos adeptos?

JAP: O que eu quero dizer aos adeptos é que tenham calma, que apoiem a equipa e que acreditem sempre que tudo é possível. Não é por perdermos com a equipa A, B ou C que as coisas vão mudar. Estamos sempre a fazer o nosso trabalho e tentamos fazer sempre o melhor. Jogadores, treinadores, equipa técnica e directores tentam sempre fazer o melhor. E é para isso que treinamos todas as semanas. Eu sei que às vezes as coisas não correm bem mas noutros jogos correm melhor e enquanto for possível a subida de divisão nós não desistiremos. Peço aos adeptos que apoiem os jogadores porque há muitos jogadores que fazem muitos sacrifícios para ir aos treinos. Alguns chegam a sair de casa às 6 da manhã para trabalhar e quando chegam a casa do treino já não têm tempo para estar com a família. E isso por vezes é complicado.

Apoiem-nos que eles fazem o seu melhor pelo clube que é o Bairros.

4 comentários:

  1. Como Bairrista quero dar os parabéns ao Picão pelo trabalho que tem vindo a desenvolver. Os meus sinceros parabéns também para o blogger pela iniciativa.

    ResponderEliminar
  2. Bom trabalho que estas a fazer pelo bairros obrigado por tudo...

    ResponderEliminar
  3. Grande treinador que nós temos, continua sempre assim. Parabens a este blog pelo trabalho que esta a fazer. Continua sempre assim.

    ResponderEliminar
  4. boa tarde,,,
    como jogador do Bairros e Bairrista e tambem amigo do treinar k já o sou à muitos anos quero dar.lhe os parabens por tudo o k tem feito,,, posso nao concordar com algumas coisas mas aceito,, ao ler a entrevista dele fico com a sensação de que quando fala de jogadores nao convocados que faz parecer a imagem de que à problemas durante a semana,,, eu fui o unico jogador que ainda não fui convocado este ano e sinceramente nunca tive problemas em semana nenhuma nem falto aos treinos, se nao sou convocado é por opçao tecnica e respeito isso, não pk arranje conflitos lá na equipa ou pk trabalhe menosk os outros.
    Mas o k importa é k a equipa está bem temos jogadores em grande forma e espero k continue assim.
    Bom ano p todos e k sejamos campeoes...

    ResponderEliminar

Blog Archive