Mensagem de M. Vieira

Com enorme satisfação aceitei o convite para colaborar no aniversário do blog, através da publicação de um artigo.
Para mim é fácil falar de Bairros, porque é falar do que gosto, do que amo e do que jamais esquecerei.
E se há muito para falar da “minha” freguesia, da terra onde nasci, cresci, vivi e onde espero morrer, hoje o meu objectivo é falar do movimento associativo, e em particular da ADCB.
Então terei que, desde já, manifestar o meu carinho pelo blog, ferramenta fundamental neste mundo global e de modernidade e que permite levar informação aos Bairristas espalhados por todo o mundo.
Na hora e dia em que comecei a escrever este artigo, o blog tinha 57257 visitas. Impressionante para tão pouco tempo de vida. Dá uma média de mais de 80 visitas dia.
Parabéns ao seu administrador, pelo excelente trabalho apresentado, e votos que continue essa missão de divulgar Bairros em todas as suas vertentes. És um jovem, com futuro, com ideias próprias e isso é muito importante nos dias de hoje. És filho de gente 5 estrelas.
O Associativismo, movimento de grande força e dinamismo na freguesia, faz parte da minha vida, da minha paixão por Bairros.  
Nas suas múltiplas expressões e, em especial, as colectividades de cultura, desporto e recreio, o associativismo constitui realidade social e cultural que não podemos ignorar ou branquear, porque as associações promovem a integração social, a dinamização do desporto e cultura, substituindo muitas vezes o Estado.
Mas em cada dia que passa as dificuldades aumentam. As pessoas afastam-se porque trabalhar por “carolice” não é nada fácil, os apoios autárquicos ou governamentais não aparecem, a responsabilidade é maior e muitos não a querem assumir.
A sociedade em que vivemos, demasiado materialista, a sociedade do consumo, em que parece não haver tempo para nada, também dificulta o recrutamento de gente válida para trabalhar nas associações.   
Em Bairros, ao longo dos tempos, voluntariamente foi-se construindo e cimentando colectividades que se orgulham do seu passado, dizem sim ao presente com a certeza que se vencerá no futuro.
Quem tem a responsabilidade de pertencer aos órgãos sociais de qualquer Associação conclui que a cada instante há necessidade de inventar e inovar para minorar problemas, com soluções rápidas.

Mas para termos a certeza que Bairros tem futuro, é condição básica que os dirigentes cativem para o seu seio todos os Bairristas, e que os Bairristas saibam reconhecer o mérito daqueles que sem qualquer interesse “extra”, dão o seu melhor para que todos sintam o orgulho de ser Bairrista.
A ADCBairros, é sem dúvida uma referência da Freguesia. Pela sua longa história, pelos grandes momentos vividos, pelas realizações efectuadas, pelos momentos de alegria partilhados, pela tristeza quando algum dos “nossos” parte mais cedo.
Na ADCB todos são, todos foram importantes. Não posso destacar um elemento ao longo da sua história passada ou recente, porque trabalha-se, tenho a certeza, em colectivo, o “eu” não existe e “todos” são importantes. E “todos” é uma estrutura homogénea, de amigos preocupados em desenvolver com dignidade a cultura e o desporto. Cada um dá o seu melhor, embora o melhor de alguns possa não satisfazer os mais críticos.
É longa e bela a história da ADCB. No passado glorioso, mais de formação, com equipas em várias modalidades, com uma participação fantástica nos jogos desportivos, no presente com responsabilidades inerentes á mudança de estratégia numa aposta clara na equipa de Futsal, que tem dado frutos desportivos, sem descurar a vertente cultural.
Todos os que trabalham e trabalharam estão de parabéns. Diariamente e através do movimento associativo Bairros é movimento, é energia, é dinâmica, é dedicação e orgulho.
Dedico esta mensagem, em forma de homenagem, a todos os que ao longo dos anos contribuíram para que Bairros seja hoje esta terra fabulosa, respeitada, admirada, mantendo o sonho que todos albergamos, de um futuro melhor, especialmente na formação cultural e desportiva dos Bairristas.
Não posso terminar sem apelar a BAIRROS, que apoie incondicionalmente a ADCB em todas as suas iniciativas, especialmente a sua equipa de Futsal, que necessita de sentir o carinho dos adeptos, para responder afirmativamente em campo, através do seu suor transformado em muitas vitórias.
Longa vida ao blog.
Um abraço de amizade para toda a ADCB, extensivo a toda a população de Bairros.
M Vieira

23 comentários:

  1. Caro Amigo M. Vieira,

    Quero deixar aqui publicamente um abraço de agradecimento pela colaboração, este post enriquecerá sem dúvida o blog...

    Um abraço meu e de toda a minha família!

    Nelson Cardoso

    ResponderEliminar
  2. Palavras marcantes... Os teus têm muito orgulho em ti...

    Obrigado! Um abraço
    Daniel

    ResponderEliminar
  3. É com orgulho que me integro na população à qual é entregue esse "abraço com amizade".

    Um beijo e outro abraço com amizade

    ResponderEliminar
  4. Foi uma mensagem impressionante, digna,verdadeira de um Bairrista de corpo e alma. Obrigado Manuel Viera, um abraço com muita amizade. parabens ao blog, pelos seus 2 anos de existencia e a toda a sua equipa.

    ResponderEliminar
  5. uma mensagem que dispensa qualquer comentário. Vieira continuas o mesmo, um homem dinámico, intelegente, criativo, capaz de mobilizar e unir toda uma freguesia sem qualquer interesse "extra". que saudades eu tenho quando eras o nosso querido Presidente. Aínda tenho esperança que voltaras a selo, nós presisamos de ti. parabens ao blog

    ResponderEliminar
  6. Grandes palavras...
    Faz emocionar até o mais frio do ser humano.
    Obrigado pela mensagem no facebook, com a certeza que brevemente nos encontremos.
    Á uns anos trás, tive uma proposta pra ir embora do Bairros e tu na oficina do Freitas pediste-me tanto pra não ir e não fui.
    Já tens tantos comentários e se reparares até á altura do meu comentário, são só jovens a escrever...
    És um exemplo para todos nós...
    Obrigado por seres quem és...Vieira.
    Só uma ideia para uma nova entrevista e que tão importante foi...Zeca da Sara

    ResponderEliminar
  7. Grande ideia Márcio...

    ResponderEliminar
  8. Amigo Vieira, este texto tem tanto de Bairrismo como de arrepiante. Forte Abraço

    ResponderEliminar
  9. Parabens ao blog. Vieira es um HOMEM da tua freguesia e tenho orgulho de pertenceres à historia do meu Concelho.
    Não sou da Vossa freguesia mas tenho muita admiração pela união e respeito de todos os habitantes da Vossa freguesia.
    Parabens desta tb linda freguesia de Sobrado.

    ResponderEliminar
  10. Claudio Costinha26 novembro, 2010 11:21

    Continuas o mesmo de sempre Vieira e ainda bem,só tu para me fazeres chorar num dia de festa(até a pronuncia continua da serra e não do mar).Sabes que a nossa amizade será eterna,mas não é mais forte por 2 razões que não posso perdoar,1ªfoste tu o grande culpado da minha "doença" pela A.D.C.B.(ainda bem)2ªfazes tanta falta á Associação como a nós(Pucras)contigo seriamos muito mais fortes,ABRAÇO

    ResponderEliminar
  11. És um Homem reconhecido pelos mais velhos e admirado pelos mais novos... Abraço Amigo!

    ResponderEliminar
  12. Parabéns ao blog por 2 anos e pelo grande trabalho que esta a fazer e não podia ser melhor com esta mensagem do vieira.

    Vieira Bairros tem saudades tuas

    ResponderEliminar
  13. Não posso deixar passar a oportunidade de dar os parabéns ao meu irmão, de quem me orgulho muito, pelo excelente trabalho e acima de tudo pela forma como se dedica à divulgação da ADCB. ÉS GRANDE!
    Um abraço
    Daniel

    ResponderEliminar
  14. Amigo Vieira.

    Um comentário ... dum mais velho!
    Aprendi contigo e com outros amigos a gostar de Bairros e dos Bairristas. Ainda hoje não esqueci o aniversário do nosso saudoso Mário. Com ele, contigo e muitos outros que sabem, que estão no meu pensamento, comecei a gostar das Associações de Bairros e particularmente da ADCB. Sempre que posso, lá estou nas bancadas do Pavilhão de Sobrado vibrando com eles.

    Por isso, foi para mim gratificante ver a tua mensagem neste blog, que me habituei a acompanhar, permanentemente,.

    Para ti, amigo Vieira, um forte abraço, para a ADCB os meus parabéns e um muito obrigado àqueles que de forma voluntária e exemplar, mantêm a Associação.

    Lino Pereira

    ResponderEliminar
  15. Nelson: Parabéns pelo trabalho magnifico que tem feito neste blog.

    Vieira: Não sei do que estás à espera para voltar para a tua terra. Não há desculpa.
    Cá te esperamos.

    Um beijinho muito especial para os dois de alguém que vos ama muito

    ResponderEliminar
  16. Obrigado a todos pelos comentário que têm deixado aqui no blog e no fecebook e dar os parabéns... São vocês que me dão a vontade de actualizar o blog, sem vocês isto não era possivel.
    Um agradecimento especila mais uma vez ao M.Vieira por ter aceite o convite de enriquecer este blog.
    Aproveito também para agradecer a uma pessoa muito especial para mim que me tem ajudado muito no blog, principalmente no grafismo, o meu irmão Daniel, um muito obrigado.
    Um grande abraço a todos e colaborem com o blog.

    Nelson Cardoso

    ResponderEliminar
  17. Vieira foste uma das pessoas mais marcantes para a freguesia e mesmo longe de Bairros, não esqueçes as tuas raízes. Deixastes saudade, carinho e respeito, em todos.
    Bairros aguarda o teu regresso

    Um beijo e um abraço para este AMIGO muito mas muito especial

    ResponderEliminar
  18. Um Abraço do teu grande Amigo, que tenhas tudo de bom e que o Benfica seja campeão

    David Costinha Rocha Vieira

    ResponderEliminar
  19. Bem malta este blog vai com um andamento fenomenal..
    Desde já os meus parabens ao meu primo Nelson e a todos os elemetos da ADCB.
    Mas este comentário vai em resposta ao post do nosso querido Vieira que para mim mesmo estando longe, é e será o sempre presente, nunca se esquecendo de qualquer acontecimento ou oportunidade para mostrar o seu Bairrismo. É um Homem que admiro que tenho como exemplo e pelo qual nutro um carinho especial. Um grande abraço continua assim sempre ligado a nós,,, Mesmo longe parece que convives diáriamente connosco. Nunca foste nem nunca serás esquecido.
    Um forte abraço meu e um ainda mais apertado do meu Pai.

    ResponderEliminar
  20. Caro Manuel Vieira
    A distância não te faz separar de algo a que deste muito da tua vida.
    Acompanho-te há cerca de 19 anos....sei do que és capaz e daquilo que repreentas para Bairros e a sua gente.
    É incrível ver aqueles jovens que, alguns deles estavam no berço em 1991, agora adoram-te...
    Cresceram contigo muitos deles.
    O futuro a Deus pertence, aonde estás sei que pensas todos os dias na tua freguesia e no teu concelho.
    Nem sempre um autarca vê reconhecido o seu trabalho, mas também sei que um autarca dá de si sem pensar em si, isto é que é o mais importante.
    Deitar-mo-nos e termos a consciência tranquila do dever cumprido.
    Não esqueço aquele dia de Dezembro de 1993 quando eu perdi as eleições autárquicas e tu ganhaste pela primeira vez as eleições para presidente da Junta de Freguesia. Poucos fdoram aqueles que me apoiaram naquela noite e tu levaste-me para tua casa...
    Não deixar de terminar sem falar no HOMEM que um dia nos apresentou o saudoso COSTINHA, aonde estiver um abraço Amigo também para ele.
    Até breve, um abraço amigo do
    Paulo Ramalheira Teixeira
    Vereador na CMCP

    ResponderEliminar
  21. é impressionante as mensagens que vem nos comentários, e tu amigo VIEIRA um HOMEM, que trabalhou em prol desta freguesia, não podes ignorar os pedidos que te fazem. e eu também te faço um pedido, volta Vieira, nos esperamos por ti. Parabens ao blog

    ResponderEliminar
  22. Manuel Vieira (de Bairros)28 novembro, 2010 23:02

    A todos os que tiveram a amabilidade de comentar o minha msg no blog da ADCB, uma palavra de agradecimento e amizade. Tenho que tb acrescentar todos aqueles que através do TLM e do meu e mail, tiveram para comigo palavras gratificantes.
    Na verdade este blog está imparavel. Em 3 dias teve 1545 visitas. Hoje tem 58802, na... 5 feira tinha 57257. Impressionante.
    Se o tema era a ADCB e o aniversário do blog, os comentários recebidos, emocionaram-me, e deixam em mim a certeza que valeu a pena trabalhar pelo bem comum, cultivar em cada Bairrista um amigo.
    O futuro a Deus pertence e ninguem mais que eu deseja um rápido regresso à nossa fabulosa BAIRROS.
    Até lá conto com a vossa amizade e solidariedade e todos sabem que mesmo distante os meus serviços estão ao dispor de todos.
    Viva Bairros, Viva a ADCB, que creio se prepara para escrever mais bonita historia atraves da sua equipa de futsal. Viva o blog
    Abraço para todos MV

    ResponderEliminar
  23. Não sei onde andei todo este tempo... que só hoje vi este teu testemunho impressionante de fazer explodir a emoção.
    Não vou deixar de fazer o meu comentário porque Bairros também é a minha Pátria e tu um dos seus maiores símbolos de todos os tempos.
    A tua força a tua dedicação os teus talentos são dons que só alguns podem alcançar.
    A tua mensagem profunda e sentida por tudo aquilo que fáz parte da tua essência, Bairros, Associativismo, amizade desencadearam uma onda que mostra o quanto Bairros te deseja.
    Tou orgulhoso por ti... não esqueço jamais o teu companheirismo a muitos muitos níveis, os sonhos das cantigas( só um louco podia empurrar um zé ninguem para cima de um palco na melhor noitada do Concelho ao lado de grandes nomes...)não esqueço as grandes maratonas à conversa pela noite dentro, não esqueço o dia em q cheguei a tua casa para te convidar a fazer parte da ADCB e o tanto q juntos com outros grandes bairristas construimos.
    Grande amigo poderia ficar aqui a descrever uma vida de muitas coisas em comum... mas fica para qq dia ao vivo...
    És um grande homem e um grande amigo...

    Para terminar uma palavra a outro grande senhor de Bairros um jovem q é uma força da natureza e q tem todas as qualidades necessárias para dar continuidade a dinastia Costinha/Vieira... Grande Nelson vales ouro...sou teu fã

    agora sim termino( já molhei o computador todo)
    com um depoimento fantástico (vejam só de quem Fábio Vieira)

    Nelson Cardoso, Licenciado em Amizade, Mestre na Vida, Doutor nas novas tecnologias, Muitos PARABÉNS pelo teu trabalho neste blogue, em prol da ADCB e da freguesia. Passas despercebido, até no seio do nosso grupo de amigos, mas fica aqui a Homenagem: em Honestidade, Humildade, Simplicidade e Companheirismo, és único!

    Lindo ,lindo BY Fabio Vieira

    VIva Bairros o bairrismo e os bairristas

    Nel Marçal

    ResponderEliminar

Blog Archive