
Com enorme satisfação aceitei o convite para colaborar no aniversário do blog, através da publicação de um artigo.
Para mim é fácil falar de Bairros, porque é falar do que gosto, do que amo e do que jamais esquecerei.
E se há muito para falar da “minha” freguesia, da terra onde nasci, cresci, vivi e onde espero morrer, hoje o meu objectivo é falar do movimento associativo, e em particular da ADCB.
Então terei que, desde já, manifestar o meu carinho pelo blog, ferramenta fundamental neste mundo global e de modernidade e que permite levar informação aos Bairristas espalhados por todo o mundo.
Na hora e dia em que comecei a escrever este artigo, o blog tinha 57257 visitas. Impressionante para tão pouco tempo de vida. Dá uma média de mais de 80 visitas dia.
Parabéns ao seu administrador, pelo excelente trabalho apresentado, e votos que continue essa missão de divulgar Bairros em todas as suas vertentes. És um jovem, com futuro, com ideias próprias e isso é muito importante nos dias de hoje. És filho de gente 5 estrelas.
O Associativismo, movimento de grande força e dinamismo na freguesia, faz parte da minha vida, da minha paixão por Bairros.
Nas suas múltiplas expressões e, em especial, as colectividades de cultura, desporto e recreio, o associativismo constitui realidade social e cultural que não podemos ignorar ou branquear, porque as associações promovem a integração social, a dinamização do desporto e cultura, substituindo muitas vezes o Estado.
Mas em cada dia que passa as dificuldades aumentam. As pessoas afastam-se porque trabalhar por “carolice” não é nada fácil, os apoios autárquicos ou governamentais não aparecem, a responsabilidade é maior e muitos não a querem assumir.
A sociedade em que vivemos, demasiado materialista, a sociedade do consumo, em que parece não haver tempo para nada, também dificulta o recrutamento de gente válida para trabalhar nas associações.
Em Bairros, ao longo dos tempos, voluntariamente foi-se construindo e cimentando colectividades que se orgulham do seu passado, dizem sim ao presente com a certeza que se vencerá no futuro.
Quem tem a responsabilidade de pertencer aos órgãos sociais de qualquer Associação conclui que a cada instante há necessidade de inventar e inovar para minorar problemas, com soluções rápidas.
Mas para termos a certeza que Bairros tem futuro, é condição básica que os dirigentes cativem para o seu seio todos os Bairristas, e que os Bairristas saibam reconhecer o mérito daqueles que sem qualquer interesse “extra”, dão o seu melhor para que todos sintam o orgulho de ser Bairrista.
A ADCBairros, é sem dúvida uma referência da Freguesia. Pela sua longa história, pelos grandes momentos vividos, pelas realizações efectuadas, pelos momentos de alegria partilhados, pela tristeza quando algum dos “nossos” parte mais cedo.
Na ADCB todos são, todos foram importantes. Não posso destacar um elemento ao longo da sua história passada ou recente, porque trabalha-se, tenho a certeza, em colectivo, o “eu” não existe e “todos” são importantes. E “todos” é uma estrutura homogénea, de amigos preocupados em desenvolver com dignidade a cultura e o desporto. Cada um dá o seu melhor, embora o melhor de alguns possa não satisfazer os mais críticos.
É longa e bela a história da ADCB. No passado glorioso, mais de formação, com equipas em várias modalidades, com uma participação fantástica nos jogos desportivos, no presente com responsabilidades inerentes á mudança de estratégia numa aposta clara na equipa de Futsal, que tem dado frutos desportivos, sem descurar a vertente cultural.
Todos os que trabalham e trabalharam estão de parabéns. Diariamente e através do movimento associativo Bairros é movimento, é energia, é dinâmica, é dedicação e orgulho.
Dedico esta mensagem, em forma de homenagem, a todos os que ao longo dos anos contribuíram para que Bairros seja hoje esta terra fabulosa, respeitada, admirada, mantendo o sonho que todos albergamos, de um futuro melhor, especialmente na formação cultural e desportiva dos Bairristas.
Não posso terminar sem apelar a BAIRROS, que apoie incondicionalmente a ADCB em todas as suas iniciativas, especialmente a sua equipa de Futsal, que necessita de sentir o carinho dos adeptos, para responder afirmativamente em campo, através do seu suor transformado em muitas vitórias.
Longa vida ao blog.
Um abraço de amizade para toda a ADCB, extensivo a toda a população de Bairros.
M Vieira