Entrevista a Carlos Silva.

BG: Onde e quando foram os primeiros passos no atletismo?CS: Comecei nos primeiros jogos desportivos de Castelo de Paiva em 1987. Tomei-lhe o gosto e nunca mais parei, pois tinha-me proposto ficar nos 10 primeiros e fui 4º classificado, fiquei super entusiasmado.

BG: Que idade tinhas quando começaste a tua carreira no atletismo?

CS: Tinha quase 20 anos, nada cedo, mas ainda a tempo de alcançar grandes alegrias.

BG: Quem foi o principal “culpado” pelo teu gosto pela modalidade?
CS: Nunca tive jeito para o futebol e nesses primeiros jogos a direcção da A.D.C.Bairros queria alguém para a prova de atletismo, eu resolvi ir. Como o resultado superou as expectativas, continuei e já lá vão quase 23 anos. Mas não posso deixar de referir que o principal responsável por eu ter continuado até hoje foi o Manuel Cabeleireiro, actual presidente do G.D.C.Castelo de Paiva e grande amigo.

BG: Sentes que o Atletismo é reconhecido e valorizado na sociedade actual?
CS: De facto a sociedade actual já reconhece e valoriza muito o atletismo, até porque é excelente para a saúde.

BG: Qual foi o episódio mais marcante na tua carreira?
CS: O telefonema da 1ªchamada à selecção , fiquei nas nuvens e nessa noite tive dificuldade em adormecer, pois pensava que era um sonho e como tal queria aproveitar ao máximo.
Na manha seguinte acordei as 5h da manha, como não era um sonho, a vontade que me deu foi levantar-me e ir treinar, tal era a euforia. Claro que não fui a essa hora, tive de me acalmar.

BG: Sei que treinas sempre sozinho, antes e depois do horário de trabalho. Onde vais buscar a motivação que precisas para treinar?
CS:
Nos dias de maior intempérie às vezes a motivação não é a melhor, em especial para quem treina quase sempre sozinho, como é o meu caso, mas as competições e os objectivos traçados para as mesmas são o maior factor de motivação.

BG: Tiveste uma lesão no ano passado que te afastou do atletismo. Já estás totalmente recuperado?
CS: Um pequeno acidente de trabalho trouxe-me uma grande lesão da qual não mais recuperei a 100%, mas sou persistente e sofredor, por isso vou continuando a fazer o que mais gosto.

BG: Qual foi a taça e a medalha mais “saborosa” que conquistaste?
CS: A taça mais saborosa foi em Andorra, numa prova do circuito mundial de SKI RUNNING. Foi a prova mais dura que fiz até hoje, pois tínhamos zonas com 26% de inclinação que tínhamos que fazer a subir e a descer, o que é complicadíssimo. Nessa prova venci no meu escalão, foi de facto reconfortante.
A medalha mais saborosa foi o ano passado na Guarda, na final da Taça de Portugal em montanha. Estava eu ainda a contar com a minha lesão e tinha acabado de saber a gravidade da doença de que padecia o meu saudoso pai.
Fiz a corrida toda com ele na cabeça e cheio de raiva. No final ganhamos a taça para o grupo desportivo e eu fui medalha de ouro no meu escalão.

BG: Quais os objectivos que tens estipulados para esta época?

CS: Devido à lesão que falei à pouco e ao avançar da idade, já não penso traçar grandes objectivos, mas espero fazer o circuito nacional de montanha e ajudar o meu grupo desportivo a ter a melhor prestação possível em todas as provas em que participar.

BG: Qual é a sensação de representar a selecção nacional?

CS: É algo que não consigo explicar. É um prazer imenso. A primeira vez que vesti a camisola da selecção na República Checa nem sentia o chão debaixo dos pés. Ainda hoje quando visto algo da selecção sinto que mexe comigo, não fico indiferente.

BG: Sentes que já atingiste o auge da tua carreira desportiva?

CS: Sim, até porque tenho quase 43 anos e o corpo já começa a não deixar fazer o que a cabeça quer. Agora treino mais despreocupado, saboreando o que me dá mais prazer, correr.

BG: Imagina que estavas agora indeciso entre optar pelo atletismo ou outra modalidade. Que argumentos utilizarias para que optasse pelo Atletismo?

CS: Para além de ser salutar, ganhamos inúmeros amigos. É cada um por si, sem ajudas (árbitros) e quem está melhor vence, para alem disso ajuda-nos imenso a ultrapassar as dificuldades do dia-a-dia.

BG: Está no teu horizonte vir a ser treinador de Atletismo?

CS: Já tenho o curso de treinador de 1ºgrau e a vida dá tantas voltas, quem sabe um dia?

BG: Queres deixar uma palavra publicamente às pessoas bairristas?
CS: Mexam-se, façam um qualquer desporto. Cuidem do bem mais precioso que existe, a vossa saúde.
Agradeço a oportunidade que me deste, estou sempre as dispor para o que for preciso. Viva a nossa Terra, viva Bairros!

Algumas curiosidades:

Um ídolo: Carlos Lopes e José Regalo
Um sonho: Ver os meus três filhos profissionalmente realizados
Cor Preferida: Verde e Amarelo
Prato favorito: Sou bom garfo, não destaco nenhum
Passatempo Favorito: Ver desporto na televisão e no verão saborear com os meus filhos as aguas do nosso Paiva
Em pequeno queria ser: Muitas coisas, mas nunca pensei ser pintor de automóveis
Um defeito: é difícil, são muitos
Um qualidade: sem modéstia, sou trabalhador

A ADC.BAIRROS DESEJA AS MELHORES FELICIDADES PARA O NOSSO BAIRRISTA CARLOS SILVA.

10 comentários:

  1. Daniel Cardoso30 março, 2010 09:28

    Os verdadeiros campeões são aqueles que se afirmam todos os dias... não só no desporto mas também na vida... E tu és um eterno campeão!

    Daniel Cardoso

    ResponderEliminar
  2. És e serás para sempe um verdadeiro campeão, não o mostras so no desporto mas sim em tudo em que te envolves, seja no trabalho em casa ou em outra qq ocasião.
    Parabens primo continua assim.
    És um verdadeiro exemplo de vida.

    ResponderEliminar
  3. claudio costinha30 março, 2010 12:39

    um exemplo a seguir como desportista mas como pessoa ainda mais,um verdadeiro campeão e carlos a medalha melhor que tu tens esta no teu coração e continua assim.so fico triste de a A.D.C.Bairros sêr pequena para um atleta tão grande como tu.Teu primo e acima de tudo amigo

    ResponderEliminar
  4. Novo blog de desporto, que visa informar toda a comunidade bloguistica sobre a actualidade do desporto, emitir opiniões sobre o quotidiano do desporto, apresentar sondagens e vídeos.

    www.desportoemfoco.blogspot.com

    Agradeço a visita!

    ResponderEliminar
  5. Uma entrevista fantástica, muito boa mesmo. Parabens Carlos continua sempre assim és grande força

    ResponderEliminar
  6. Este Homem esta de parabéns por tudo o que já fez e o que vai continuar a fazer. Bairros nunca te vai esquecer.

    ResponderEliminar
  7. Já destes muito ao nosso Bairros mas aposto que ainda vai dar muito mais força.

    ResponderEliminar
  8. Continua sempre assim,ainda vais voltar ao teu melhor momento

    ResponderEliminar
  9. Carlos Silva é um exemplo para jovens e adultos.
    Tenho muito orgulho em ti.
    Obrigada por seres meu pai.

    Vera Silva

    ResponderEliminar
  10. Muito parabens Carlos por tudo o que tens feito por Bairros

    ResponderEliminar

Blog Archive