Entrevista a Vitor Moreira


BL:O que te motivou a renovar por mais um ano o contrato que te liga à ADCB?
VM:As pessoas acima de tudo e o facto de ter sentido a confiança da estrutura que lidera o clube. Não nego que quando terminou o campeonato o meu pensamento foi fechar o ciclo, depois de reflectir achei que seria importante ficar pelo menos mais uma época para tentar estabilizar a equipa na 1ª divisão distrital.

BL:Sendo o Vitor Moreira um treinador com experiência nas duas vertentes do futebol, qual a principal diferença que encontras entre o futsal e o futebol 11?
VM:São realidades completamente distintas. A forma como vivo esta função exige muito de mim nas duas vertentes mas posso dizer que no final de um jogo de futsal sinto-me exausto. A intensidade é maior a volatilidade táctica do futsal é tão forte que não permite que o treinador tenha um segundo de descontração durante o jogo.
A nível de treino as diferenças também são notórias, os aspectos técnico-tácticos são muito mais exigentes no futsal.
De qualquer das formas e para ser honesto tenho que dizer que sinto-me muito mais no contexto do futebol de 11 do que no futsal, mas esforço-me para sentir que sou útil.
 
BL:Depois da classificação obtida na época transacta (11º lugar) quais são os teus objectivos para esta nova época?
VM:A ADC Bairros encontra-se no lugar certo. Isto é, penso que neste momento não existem condições para
colocar uma equipa de futsal paivense nos nacionais. A manutenção é o principal objectivo e se esta for alcançada no final da época já será o suficiente para considerarmos um ano bom do clube. Obviamente e na perspectiva de evolução gostava de melhorar esse 11º lugar e vamos tentar fazê-lo.
 
BL:A ADCB lutará pelos lugares cimeiros?
VM:
O ano passado foi muito importante para aprendizagem de todos os que estão ligados à ADCB. Refiro-me desde direcção aos adeptos, as pessoas tiveram que se habituar ao facto da equipa ganhar menos vezes, o grau de exigência é superior e as dificuldades são tremendas. Prometer andar nos lugar cimeiros é uma utopia e seria apenas para iludir, obviamente que se tivermos essa possibilidade não a vamos desperdiçar mas é uma possibilidade muito remota.

BL:Quais serão os grandes adversários e os adversários directos da ADCB?
VM:Pelo que posso observar a luta pela subida de divisão estará entregue a Beira Mar, Fiães, SJ Ver e Gafanha. Depois existem um lote de equipas que pensam numa surpresa, destaco o Saavedra Guedes que se reforçou com atletas dos nacionais e manteve a base da época passada, e finalmente um lote de equipas que vai ter que trabalhar muito para escapar à descida de divisão onde se encontra a ADCB.
 
BL:Como descreves o actual campeonato de futsal da 1ºdivião distrital de Aveiro? 
VM:Muito competitivo, o ano passado foi um choque para todos, não estavamos à espera de um nivel de qualidade tão elevado. Não existe espaço para erros, existem muitos clubes com trabalho feito a nivel da formação e outros ainda que pagam aos seus atletas para jogarem. São condições que nos colocam em desvantagem mas que fazem com que o desafio seja mais aliciante.
 
BL:A ADCB tem muito jogadores novos no plantel achas que se vão adaptar bem?
VM:Penso que não vai haver grandes dificuldades! O grupo é bom e por norma sabe receber quem chega de novo. Contudo não é de desprezar o facto de termos a base da época passada, a revolução não existiu. Dos atletas contratados penso que o mais dificil será na posição de guarda redes pois 2 foram contratados do futebol de 11 e isso exige tempo de aprendizagem e adpatação. De resto as escolhas foram feitas com critério e sempre no sentido de melhorar a equipa.
 
BL:Está a espera de mais reforços? Para que posição?
VM:
Não estou à espera de mais ninguém! Temos neste momento um plantel de 13 elementos aos quais se vão juntar 4 durante a pré-época e desses escolheremos os dois que encaixem melhor na nossa filosofia de jogo e que eu ache poderem ajudar em algumas carências da nossa equipa.
 
BL:Quais os teus objectivos a curto e longo prazo?
VM:
A nível desportivo espero alcançar a manutenção para a ADCB, esse é o meu único objectivo a curto prazo. A longo prazo não escondo que vou voltar ao futebol de 11 e esperar que surja um projecto que me motive e onde eu possa crescer.
 
BL:Para terminar,queres deixar uma mensagem aos adeptos?
VM:A única coisa que eu posso pedir é que continuem iguais a eles mesmos, são muito importantes e o seu apoio tem sido uma grande força deste clube. Da minha parte podem contar com 100% de empenho, depois se a bola vai ao poste ou entra já não posso prometer.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Blog Archive